PS/Açores exige garantias de acesso dos Açorianos ao programa nacional de substituição de eletrodomésticos

PS Açores - Há 4 horas

O Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, José Eduardo, denunciou hoje que as famílias açorianas estão a ser injustamente excluídas do programa nacional “E-LAR”, lançado pelo Governo da República para apoiar a substituição de eletrodomésticos a gás por equipamentos elétricos.

José Eduardo recorda que este programa, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, prevê apoios que podem ultrapassar os 1.600 euros para as famílias mais vulneráveis, mas que, segundo o Fundo Ambiental, só se aplica ao território continental, deixando de fora os Açores, “em clara contradição com as notícias inicialmente veiculadas”.

“O Governo Regional não pode ficar de braços cruzados perante mais uma exclusão que penaliza diretamente os Açorianos. Queremos saber se o executivo de Bolieiro já confirmou junto do Governo da República a aplicação ou não deste programa na Região e, sobretudo, que diligências fez para defender os interesses das famílias açorianas”, afirmou o Vice-Presidente da bancada socialista.

José Eduardo considera que, caso se confirme a exclusão, o Governo Regional deve criar um mecanismo próprio de apoio, com financiamento regional, para que as famílias açorianas não sejam privadas da oportunidade de reforçar a segurança e a eficiência energética das suas casas.

“Não aceitaremos que os Açorianos fiquem novamente para trás num apoio que devia ser para todo o território nacional. Exigimos respostas rápidas e soluções concretas que garantam a equidade no acesso a estes incentivos”, concluiu o deputado socialista.

 

Santa Cruz das Flores, 22 de agosto de 2025